quarta-feira, 14 de março de 2012

A ‘Construção’ de Kafka por Caco Ciocler

Caco Ciocler a Construção




O novo monólogo de Caco Ciocler agora tem 36 minutos, e não 45 como o anterior. Agora, na figura do personagem, não identificado, do escritor checo Franz Kafka, em ‘Construção’, o ator faz um mergulho no universo particular. ‘Construção’ é baseado em uma novela do escritor
“Ele vai direto na metamorfose, ele se coloca em primeira pessoa, como se fosse uma criatura, que vive no subterrâneo e ocupa toda sua existência na proteção da construção dessa casa, de novos quartos, novos corredores”, conta Caco.

O ator revela que a ideia de fazer esse espetáculo surgiu após uma sessão de análise, quando conversava sobre assuntos bastante íntimos. Após desabafar, sua analista indicou a obra de Kafka. “Eu li. É um pouco da gente entender que somos formados de como a gente reage ao outro, sempre. O outro ocupa sempre um papel ameaçador na nossa vida”, explica.

Segundo Caco, durante o monólogo as pessoas se assustam com as reações do personagem que está em constante conflito; em metamorfose. A gente entendeu que seria interessante fazer a metamorfose em cena, porque o Kafka não revisava os textos dele. Ele era um cara que botava a folha em branco ali e deixava que a própria escrita o conduzisse a universos impensáveis.

A peça começa com Caco na escrivaninha, como se fosse Kafka, uma folha em branco, e começando a dizer esse texto, que vai conduzir o monólogo.

Fonte- Metrópolis- Tv cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário