quinta-feira, 15 de março de 2012

Relacionamentos: demonstrar atenção pelos sentimentos alheios é importante

Relacionamentos: se esforçar para entender sentimentos do outro pode ser tão importante quanto realmente entender, indica estudo


http://www.oqueeutenho.com.br/22041/relacionamentos-demonstrar-atencao-pelos-sentimentos-alheios-e-importante.html#axzz1pEXKuWk3

A empatia pode ser definida como a capacidade de entender emocionalmente a outra pessoa. Em um relacionamento, isto pode ser fundamental. Um estudo mostra que para as mulheres é mais importante entender quando o seu parceiro está chateado, enquanto para os homens é exatamente o contrário: eles se sentem mais satisfeitos com o relacionamento quando conseguem perceber que sua parceira está feliz.
O estudo, realizado por pesquisadores da Associação Americana de Psicologia, envolveu 156 casais heterossexuais com, em média, três anos de relacionamento. O objetivo era entender como homens e mulheres se esforçavam para – diante de uma crise – enfrentar a situação, entender o outro e resolver o problema.
Para isso eles pediram que cada um separadamente comentasse sobre algo que havia acontecido nos últimos dois meses e que tivesse abalado eles de alguma forma. Os pesquisadores gravaram o áudio da declaração separadamente e, depois, colocaram para o casal ouvir o que cada um havia dito. Em seguida, eles foram orientados a conversar durante 10 minutos sobre o assunto para tentar chegar numa solução.
Após o debate, os participantes viram a fita de vídeo e, simultaneamente, avaliaram suas emoções negativas e positivas usando um dispositivo de avaliação eletrônico. O aparelho tinha um botão que se movia através de uma escala de 11 pontos que variava entre “muito negativa”, “neutro” e “muito positivo”.
Usando esta escala, os pesquisadores selecionaram 30 segundos do vídeo onde estavam as maiores escalas negativas ou positivas de emoções de cada parceiro. Os participantes viram os trechos e responderam a um questionário sobre seus sentimentos durante cada trecho, assim como suas percepções sobre os sentimentos do parceiro no esforço de entender eles durante a discussão. Eles também mediram a satisfação geral dos parceiros com o relacionamento e se cada um considerava o outro esforçado em ser empático.
Os resultados, publicados no periódico Journal of Family Psychology, mostraram que a satisfação com o relacionamento estava diretamente relacionada com a empatia. No caso dos homens, era mais importante entender as emoções positivas da mulher de forma correta. No entanto, contrariando as expectativas dos pesquisadores, as mulheres que entendiam corretamente se os parceiros estavam chateados durante o incidente eram mais prováveis em estar satisfeitas com o relacionamento do que ao contrário.
O estudo também mostra que quanto mais os homens e as mulheres tentam entender os sentimentos do outro, mais felizes eles são. Os autores sugerem que está pesquisa deve encorajar os casais a se esforçarem mais em conversar e a entender as necessidades do próximo.
-
por Marina Teles

Nenhum comentário:

Postar um comentário